segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Museu e estúdio Humberto Mauro, em Volta Grande MG


Em recente visita à cidade mineira de Volta Grande, por sorte  minha cidade, fiz uma visita ao Museu Humberto Mauro. Pra quem não sabe  ele é considerado o precursor do cinema brasileiro, inclusive chamado de pai do nosso cinema.

Junto ao museu, que era a casa dele , fica o estúdio Rancho Alegre, onde foram rodados diversos filmes de Humberto Mauro, com ênfase para o ciclo de Cataguases. O último filme rodado na cidade foi  nos anos setenta ( 1976/77), A Noiva da Cidade ,  dirigido por Alex Vianny, numa homenagem ao cineasta, que deixou vários amigos e admiradores, como eu, por exemplo, que faço questão de postar essa dica super interessante aqui no blog.

Nos diversos cômodos do museu voce se conecta com as lembranças  do cineasta, atraves de fotos , objetos e instrumentos de trabalho.

E quem há de resistir em se sentar na cadeira do diretor???????????



 Volta Grande fica  a uns 200 km do Rio de Janeiro e garanto a voces: vale  muito a visita, é como tomar um banho e cultura cinematográfica.E  o mais importante: tudo isso nas águas dos pioneiros ! Sem falar que a cidade ainda conserva sua antiga estação de trens,  que nos remete aos tempos em que viver era só deixar a vida passar em poesia e histórias, isto é " causos "! contados a beira da linha do trem, por onde chegavam as novidades do mundo!!!Mas isso já é outra história, para outro post.


!




Nenhum comentário:

Postar um comentário