segunda-feira, 18 de junho de 2012

Estação Ferroviária de Trimonte: desativada, mas guarda lembranças...


HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela Refesa; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 70.
A ESTAÇÃO: A estação de São Luiz foi aberta em 1874. Nos anos 1940 o seu nome foi alterado para Trimonte. A linha que passa porProvidência ainda é utilizada hoje (2003) pelo trem de bauxita da FCA entre Barão de Camargos, MG, e Barão de Angra, RJ. A estação está abandonada. 
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Ricardo Quintero de Mattos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

A estação em 07/2007. Foto Ricardo Quintero de Mattos

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
Estação Ferroviária de Trimonte-MG, distrito de Volta Grande,
 lugar onde se localiza a fazenda em que minha mãe nasceu: 

Morro Alegre, dos saudosos Vô Tião e Vó Leonor. A saudade sempre bate à nossa porta, por isso relembramos com carinho de nossas raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário