terça-feira, 17 de abril de 2012

O Príncipe e a "Estrela" ( homenagem a tia Estela Aguiar, minha primeira professora) )

 O príncipe e a "estrela"...


Olá amigos, hoje vou escrever  sobre umas lembranças que me vieram à mente quando li, ainda hoje, um comentário de um amigo do Facebook, sobre pessoas que deixaram esta vida. Sempre soube que a morte é inevitável mas, humano que sou, sofro um bocado até a ferida cicatrizar. Esta pessoa que se foi para junto do Senhor, marcou um momento importantíssimo na minha vida,  justamente quando  eu começava a entender o mundo e as pessoas que nele vivem. Esta história começa no jardim de infância. Mas não qualquer  um, estou falando do Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho, na cidade de Volta Grande, em Minas Gerais, terra do precursor do cinema nacional: Humberto Mauro( mas isto já é outra história). No meu primeiro dia de aula neste jardim, me senti um verdadeiro príncipe, a começar pelo uniforme, que aliás nem era um uniforme normal, mais parecia uma roupa de festa: short e boina vermelhos, camisa estilo marinheiro xadrez de vermelho e branco e gravatinha vermelha.E , como príncipe, fui recebido pelas professoras: tia Aparecida;tia Júlia;tia Alda...mas a responsável pela disciplina era uma jovem senhora amabilíssima, de voz suave e muito delicada. Já ...já vocês saberão o nome dela, um pouco de suspense sempre cai bem. O ano corria depressa e os ensinamentos iam ficando gravados na mente.E eu, aprendendo a gostar cada vez mais,da ternura daquela mestra. E eis que o ano termina e é chegado o dia da festa de formatura. Festa  bacana, me lembro como se fosse hoje, todos se dirigindo ao clube de Volta Grande, no andar de cima do cinema. Lembro que íamos eu, nesta altura de terno e gravata,já me sentindo quase um rei, e minha prima e coleguinha Cândida Maria num vestidinho amarelo lindo, que a  costureira e, por que não dizer estilista Cleuza-minha adorável mãe, fez para ela. Minhas mãos estavam suando, acho que era nervosismo, pois fui escolhido para recitar uma pequena poesia no palco, e a mestra  de    quem falo nesta história, me acalmando e dizendo que eu era bom e tudo sairia bem. Pois bem, recitei os versinhos e fui até muito  aplaudido, recebendo um forte abraço desta mestra. Lembro bem dos versinhos: Vejo à noite uma estrelinha, no céu brilhando, brilhando. Mamãe diz que ela de longe, pisca,pisca me chamando. Quando eu crescer e papai me comprar um avião, vou te buscar estrelinha na palma da minha mão. Coincidentemente, o nome da mestra é o  mesmo nome da pequena poesia: Estela, que quer dizer estrela. Aliás, Estela não, para mim será sempre a minha tia Estela.Fique em paz querida mestra.

2 comentários:

  1. Nossas maravilhosa esta lembrança, nem eu sabia disso Lindo demais, e sua mestra deve estar sorrindo no céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo. Realmente, tia Estela deve estar sorrindo e em paz, pois era uma pessoa boa e justa.

      Excluir